Latinas:

Cha Cha Cha

É um estilo de dança latino-americano derivado da rumba, do mambo e do danzon cubano. Inspirado no som dos pés dos dançarinos ao arrastá-los pelo chão, esse estilo acabou tornando-se independente, com características próprias de música e dança. Popularizou-se no mundo com as formações das Big Bands, onde havia claro predomínio de instrumentos de sopro. O Cha-Cha-Cha nasceu originalmente em Havana nos anos 40.

Samba

O Samba tem a sua origem no Brasil e no seu Carnaval. Ao contrário do Cha-Cha-Cha e de outras danças latinas é dançado ao longo de toda a sala. O samba moderno surgido a partir do início do século XX tem ritmo basicamente 2/4 e andamento variado, com aproveitamento consciente das possibilidades dos estribilhos cantados ao som de palmas e ritmo batucado, e aos quais seriam acrescentados uma ou mais partes, ou estâncias, de versos declamatórios.

Rumba

A Rumba é uma derivação mais lenta do Cha-Cha-Cha, também de origem cubana, mas com influências de ritmos africanos. É muitas vezes apelidada de “dança do amor”.

É uma em compasso binário e ritmo complexo que influenciou o Flamenco.

A palavra Rumba é um termo genérico, abrangendo uma variedade de nomes (ou seja, Son, Danzon, Guagira, guaracha, Naningo). A palavra "rumba" vem do verbo "rumbear", que significa ir a festas, danças.

Há duas influências na dança: uma espanhola e a outra Africana e embora a principal evolução tivesse acontecido em Cuba, houve evolução paralela noutras ilhas do Caribe e na América Latina em geral.

A "rumba influência" surgiu no século XVI com os escravos negros importados da África. A dança folclórica nativa Rumba é essencialmente uma pantomina extremamente rápida com movimentos exagerados e sensuais do quadril e com uma atitude agressiva por parte do homem e de uma atitude defensiva por parte da mulher.

Paso Doble

É um estilo musical e uma dança de origem espanhola, surgido no século XVI. É uma marcha de compasso 2/4 ou 6/8 e tempo allegro moderato. É utilizada tanto em touradas como em desfiles militares. Popularizada como estilo de dança a partir da década de 20.

Jive

Jive é uma música no tempo de 4/4 com origem nos Estados Unidos nos anos 40, vinda do estilo Afro-Americano. Em competição é dançada numa velocidade de 44 bpm, embora por vezes possa ser dançada numa velocidade entre 32 bpm e 40 bpm.

Clássicas:

Valsa Inglesa

A Valsa Inglesa (English Waltz) já se dançava nas festas das cortes europeias do século XVIII.

A Valsa Inglesa apenas ganhou importância após a primeira Guerra Mundial, em Boston.

É uma variação de ritmos um pouco mais lento que a Valsa Vienense, mantendo o compasso 3/4. Ao longo do tempo, à medida que os compositores compunham canções de amor, o seu ritmo foi diminuindo, ficando na mesma com o mesmo compasso 3/4. Por ser associada a canções de amor tornou-se popular em casamentos.

Valsa Vienense

A Valsa Vienense (Viennese Waltz) tem a sua origem nas danças camponesas tradicionais austríacas. Os seus primeiros compositores foram Johan Strauss e Joseph Lanner, em meados do século XIX. Chegou a Paris em 1775, denominada como Valsa Vienense. Inventada pela nobreza, como diversão para as ocasiões festivas. A palavra tem origem no alemão Walzen, que significa girar ou deslizar. Começou a ser coreografada no século XX por Paul Krebs (alemão). Esta música é muito popular por todo o mundo sendo usada muitas vezes no cinema, festas de casamento, etc.

Tango

O Tango é originário de Buenos Aires (Argentina) e dos seus bordéis. Por isso a forma como era dançada teve que ser adaptada por forma a melhor se adequar aos salões europeus. Talvez devido à sua origem um pouco menos convencional, a forma como é dançada também é ligeiramente diferente das outras danças no que diz respeito à postura.

Slowfox

O Slow Fox surgiu em 1913 em Nova Iorque (Estados Unidos) quando um artista Vaudeville (Harry Fox) executou um pequeno trote que agradou aos professores de dança social dos salões americanos. A dança foi sofrendo alterações, tanto ao nível do ritmo que foi diminuindo como ao nível da suavização dos movimentos.

Quick Step

Quickstep que como o próprio nome indica é uma dança rápida. Começou por ser uma versão com um ritmo mais acelerado do Foxtrot, com uma mistura de Charleston e influência musical do Jazz.
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
© 2017 Clube de Dança de Salão do Porto - cdsp@cdsp.pt / 1990cdsp@gmail.com
conter12
Siga-nos