História


O Clube de Dança de Salão do Porto, ao longo dos seus 23 anos de existência, tem primado pelo rigor e empenho no ensino e divulgação da Dança de Salão no nosso País.

De Facto, apesar dos entraves e desafios que surgiram na vida deste Clube, ele seguiu o seu caminho com determinação e, hoje renovado, orgulha-se do que conseguiu e dos objetivos que estipulou para o futuro.

É, com o carinho e apoio dos seus dançarinos e sócios que se constrói com confiança, o presente e o amanhã deste Clube, que têm conseguido grandes êxitos a nível Nacional e Internacional.

Todo este incentivo é sinónimo de reconhecimento do nosso trabalho e dá alento para a sua continuação, tendo sempre como meta honrar todos aqueles que nos apoiam e acreditam em nós.

O Clube tem como principal objetivo um ensino de qualidade, com rigor e método.



A Fundação

O Clube de Dança de Salão do Porto foi fundado por Luís Gonzaga, e surgiu com o intuito de criar, na Cidade do Porto, uma escola de dança de salão, onde a modalidade começa-se a ser ensinada segundo as normas e técnicas internacionais, dando, assim, ao Norte do país idênticas condições às que, até aquela data, só existiam em Lisboa.

Este objetivo audaz, para se conseguir concretizar requeria um grande investimento, devido à sua dimensão.

Assim, foi com o apoio do presidente da Junta de Freguesia de Paranhos, Dr. José Luís Catarino, e o secretário da Cultura desta autarquia, Sr. Hilário Gomes, que se conseguiu implementar a tão ambicionada escola, que se apresentava inovadora na região norte.

Os dois autarcas apoiaram logo a iniciativa e propuseram-se a dar todo o apoio necessário à concretização da escola, começando por ceder, para o efeito, ainda que provisoriamente, as antigas instalações da Junta de Freguesia, na Rua Álvares Castelões, nº 831.

E foi assim que nestas instalações, depois de alguns arranjos, nasceu a tão sonhada escola de dança de salão, cuja constituição oficial remonta a 1 de Setembro de 1990, conforme Diário da República nº 180, III Série, de 7 de Agosto de 1991, e à qual foi dado o nome de Clube de Dança de Salão do Porto, associação sem fins lucrativos.

Com a inscrição dos primeiros alunos e o consequente aparecimento de resultados positivos, a escola depressa se tornou conhecida, sendo pioneira no ensino da dança de salão no Norte do país.

De ano a ano o Clube foi crescendo, tendo hoje cerca de 140 participantes, de ambos os sexos, a partir dos 8 anos de idade


Mudança de Sede:

Entretanto, em 1997, as instalações que, a título provisório, tinham sido cedidas para o funcionamento da escola de dança tornaram-se necessárias para a reinstalação da Junta de Freguesia de Paranhos. Por este motivo, o Clube de Dança de Salão do Porto foi transferido, com o apoio da autarquia e da C.M.P., para a Rua Faria Guimarães, nº 1119/21, na mesma freguesia de Paranhos.

Instituição de Utilidade Pública

A conduta do Clube, relativamente à divulgação da modalidade Tendo, pois, em conta o seu invejável palmarés artístico, a importância cultural do incremento dado à prática de dança de salão no Norte do país e os resultados acentuadamente positivos conseguidos em Portugal e no estrangeiro, foi concedido a este Clube o estatuto de Instituição de Utilidade Pública, de acordo com o publicado no Diário da República, nº 201, II Série, de 31 de Agosto de 2000.

Refira-se ainda que o Clube está inscrito na Associação do Porto de Dança Desportiva, Federação Portuguesa de Dança Desportiva, Confederação de Desporto de Portugal e na I.D.S.F.- International Dance Sport Federation.

Atividades

O ensino de todas as danças de salão (latino-americanas e standard) é, obviamente, o objetivo principal do Clube, destinado este à formação de pares de dançarinos para competição.

Todavia, também ali são ministrados as mesmas danças, mas tendo estas um pendor meramente recreativo (dança social).

Certamente que o ensino da dança destinado à competição leva, como corolário evidente, à participação dos seus dançarinos em campeonatos e festivais em Portugal e no estrangeiro bem como em espetáculos recreativos de que destacamos:

Em Portugal

O Clube de Dança de Salão do Porto tem estado presente em todos os Campeonatos Nacionais de Dança de Salão (Latino-americanas e Standard), nas categorias de Juvenis, Juniores, Juventude e Amadores, tendo conseguido lugares de grande destaque (campeões, vice-campeões e finalistas em todos os escalões), alargando também a sua participação a todos os torneios internacionais realizados no nosso país.
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
© 2017 Clube de Dança de Salão do Porto - cdsp@cdsp.pt / 1990cdsp@gmail.com
conter12
Siga-nos